Ninguém ouvirá isso a meu respeito. Minha mãe confirmou. Nas minhas brincadeiras eu pegava as roupas dela, passava batom e construía minhas fantasias. Eu gostava de assumir as lideranças: a professora da escolinha, a mãe da casinha, a chefe da empresa... (risos) Pulava elástico, gostava de estar na rua, mas nunca tive dom para os jogos com bola. Brinquei muito de bonecas, tinha poucas, acho que apenas duas, mas conversava com elas, as quais depois foram trocadas por um diário. Cantora, nunca pensei em ser.
Depois de crescida, lembrei que em 1998, comecei a participar do coral da escola. Eu tinha apenas 10 anos incompletos, a mais nova do grupo, o qual ensaiava nos fins de tarde, depois das aulas. Três canções daquele tempo são bem vivas na minha memória: Felicidade, Adeste, Fideles e Eu sei que vou te amar, minha preferida na época.
Em 2002, o professor de História, mais conhecido como Chicão, ministrou uma aula na qual tocou violão para a turma. Queríamos que as aulas sempre fossem daquele jeito musical! Tanto pedíamos, que ele se dispunha a nos tocar alguns clássicos da Bossa Nova, até que os encontros se tornaram semanais. “Desde 2003 teve origem no Instituto Brasil um grupo musical - TRIBUTO À MÚSICA – coincidentemente fundado no centenário de Vinícius de Moraes [...]”, palavras dele. As primeiras canções foram Regra três, Samba da volta, Tonga da Mironga, Samba da bênção, e outra preferida: Chega de saudade. Mais tarde outras músicas foram incorporadas ao repertório.
Ainda em 2003, depois de uma reunião na igreja, fui indicada por Talita Matias a fazer parte do grupo de música católico SERVOS DA RAINHA. Thaíse Matias e Genard Melo foram os responsáveis por boa parte do meu desenvolvimento vocal.
Em 2004 Genard me incentivou a fazer um teste para ingressar no OPERART (escola de música). Passei entre 10 de cerca de 80 inscritos. As avaliações eram bimestrais e recordo as canções: Virgem, Marina Lima; Serra da Boa Esperança, Lamartine Babo; Pra você, Roberto Carlos; From this moment, Shanya Twain (Romantic). Os recitais seguiam: no TAM Maria, Mária, Mariá, Elza Soares (Samba de Gafieira) e Feira de Mangaio (Retalho Nordestino), e no TCP É disso que o velho gosta (Sertanejo). Foram ótimas apresentações e superações, com as orientações de Rildo Queirós. Não concluí o curso técnico, em virtude do pré-vestibular em 2006.
Em 2007 gravei os backings vocals, também com Genard, para o CD da BANDA CUPIDO (Priscila Freire) e fizemos alguns shows, até ela ir para Salvador. Inclusive trabalhamos juntos novamente no Reveillon em Upanema, já com novo nome, DONA MENINA.
No contratempo, recebi o convite, assim como Carlinhos Zens, para participar da gravação de um DVD de um grupo pé-de-serra composto por mulheres: AS POTYGUARAS, “[...] tem em seu repertório referências na música, resgatando o melhor do folclore e da cultura nordestina”, de acordo com inscrição no encarte. Hoje o projeto continua com o nome de As Nordestinas, em diferente formação.
No rol dos convites, também como backing vocal, em 2008 participei do Projeto Seis e Meia com ARAKEN JULIÃO, em apresentação única no TAM. O repertório contava com as canções do ícone da música potiguar, Elino Julião, pai do intérprete.
Surgiram outras gravações, umas festas, alguns casamentos. Entre elas, algumas como com Marcos Lopes (Forró da Lua), Naldinho Ribeiro e convites como Cavalo de Aço e Lane Cardoso, os quais vieram em momento de renúncia para me dedicar aos estudos. Em 2008, cantei já como solo o Reveillon no Hotel Coral Plaza e o carnaval de 2009 com a Banda Mix e Dimas em Barreta e Galinhos/RN.
![]() |
Gravação do DVD, TAM |
Outubro de 2009 passei a integrar o projeto GALEGUINHO DO ACORDEON (Carlos Henrique) como backing vocal e posteriormente também tocando triângulo. Foi meu vínculo a uma banda de maior período até então. Fiz amigos pessoais, além de profissionais. E em 31 de março de 2010 houve a gravação do DVD.
Carnaval de 2010 recebi a oportunidade de fazer backing, dessa vez em Salvador, novamente ao lado de Genard, - gravando também a música Lascar Cawboy, com os Galácticos -, mas especificamente com a BANDA MINA (Mariana Assis), da produtora Caco de Telha. Fizemos shows em Maceió, interior da Bahia, Pernambuco, camarote da Globo - Galo da Madrugada, em Recife. (Segue vídeo)
Meados de maio de 2010, a BANDA KUXIXO idealizada por Israel Galiza “surge com o intuito de agradar a todos os públicos e todos os tipos de bares e festas.” Alcançamos o mercado natalense e com a música autoral Fala a Verdade, ganhamos 2° lugar no Festival Universitário da Canção da UFRN em novembro. A apresentamos então nos programas destinados ao Carnatal, De Olho na Folia (Band) e Em cima do Trio (Sim TV, atual Rede TV RN), além de ter acompanhado Márcia Freire no Mais Folia (Tv Ponta Negra). Programas como 360 (Sim Tv) e Point de Verão (Tv União) também exibiram o trabalho da banda, que já em 2011 fez carnaval em Caicó, na Casa do Bob.

Visando novos projetos, em 2011 a banda ganha novo nome: MARILOH, “prometendo trazer cada vez mais qualidade musical, animação e repertório único e diferenciado”.
![]() ![]() |
1ª formação da Banda MariLoh |
Por vários momentos senti arrepios ao cantar, dando-me uma sensação de estar viva, de estar fazendo algo agradável, por vezes emocionante, eufórica. Cantando já tive que segurar o choro, para que ninguém percebesse, assim como ri de graça. Percebo que compartilho aquelas emoções alheias, e que sempre tem alguém mais sensível ao que canto, porque aquela música representa algo a ela. Isso é impagável.
Em 2015, a Banda Mariloh já completa 4 anos de formação, com mais experiência, shows semanais, amigos e parceiros.
E aquela menina que não sonhava em ser cantora, hoje é conhecida como tal. Tenho a consciência de que as tentativas de fugir fracassaram, por isso seguirei cantando até quando Deus permitir. Mesmo que possa ainda não ser valorizada enquanto profissão, a música hoje é não só meu trabalho, como um desafio, meu prazer.
2 comentários:
POR VANESSA IASMIN:
"Existem fatos em nossas vidas que acontecem e não conseguimos entender na hora o porquê ... Deus te deu este dom para você tocar, alegrar e fazer chorar as pessoas a quem te escutam !!!
Por inúmeras vezes te escutei, escuto e escutarei cantar e sempre irei me emocionar de graça ... vocÊ e os meninos fazem parte de minha vida e estiveram comigo diretamente e indiretamente em momentos que precisei de alegria, gargalhadas, abraços e choros discretos Rs ... e me ajudaram com o amor que tem para dar sem perceber. Me orgulho de ter você como amiga e poder dizer isso.
Achei belíssimo o seu post e que Deus a cada dia mais te ilumine e abençõe essa sua estrada linda e cheia de amor e dedicação, que Nossa Senhora te dê mais ainda humildade, carisma e sabedoria."
Eu te amo demais e você sabe o quanto é importante para mim.
Beijos minha eterna Chica ;P
Linda demais a sua história Mari e fico muito feliz de poder te prestigiar sempre que possível. Desde cedo vc demonstrava esse talento maravilhoso para cantar, com essa voz linda que encanta todos que escutam! Saiba que torço muuito pelo seu sucesso e realização em qualquer coisa que vc faça... Parabéns por tudo que vc já conquistou até hoje e sei que virá muito mais!! Que Deus te abençõe! Beeeeijos! ♥
Postar um comentário